“Uma região produtora de algodão, de café ou trigo. Uma paisagem urbana ou uma cidade de tipo
|
Em realidade, a paisagem compreende dois elementos:
1 – Os objetos naturais, que não são obra do homem nem jamais foram tocados por ele.
2 – Os objetos sociais, testemunhas do trabalho humano, no passado como no presente.
A paisagem não tem nada de fixo, de imóvel. Cada vez que a sociedade passa por um processo de mudança, as relações sociais e políticas também mudam, em ritmos e intensidades variados. A mesma
As alterações por que passa a paisagem são apenas parciais. De um lado, alguns dos seus elementos não mudam – pelo menos em aparência – enquanto a sociedade evolui. São testemunhas do passado. Por outro lado, muitas mudanças sociais não provocam necessariamente ou automaticamente modificações na paisagem.
A paisagem é resultado de uma acumulação de tempos. Para cada lugar, cada porção do espaço de tempo, na mesma velocidade ou na mesma direção.
A paisagem, assim como o espaço, altera-se continuamente para poder acompanhar as transformações da sociedade. A forma é alterada, renovada, suprimida, para dar lugar a uma outra forma que atenda às necessidades novas da estrutura social. ‘A história é um processo sem fim, mas os objetos mudam e dão uma geografia diferente a cada momento da história’ dizia Kant, o filósofo e geógrafo.”
Considerada em um ponto determinado no tempo, uma paisagem representa diferentes momentos do desenvolvimento da sociedade.
REFLEXÃO E DISCUSSÃO
1º Para Milton Santos, paisagens são somente espaços naturais transformados pela ação social? Justifique apresentando argumentos do texto que reforcem a sua resposta.
2º A paisagem se adapta às necessidades do homem? Ou o homem se adapta às paisagens? Responda às questões considerando anecúmenos naturais e disponibilidades minerais.
3º Explique o trecho “A paisagem é resultado de uma acumulação de tempos”, considerando paisagens naturais e paisagens sociais.
4º Cada lugar da paisagem sofre metamorfoses com o passar do tempo. Apresente metamorfoses sofridas pela passagem do tempo em paisagens naturais e sociais, citando exemplos.
5º Segundo o filósofo e geógrafo Kant, “A história é um processo sem fim, mas os objetos mudam e dão uma geografia diferente a cada momento da história”. Explique essa afirmação do ponto de vista geográfico.
|
ESTE BLOG DESTINA-SE A DIVULGAÇÃO DA GEOGRAFIA NO CONTEXTO ESCOLAR E COTIDIANO, PRETENDE SER TAMBÉM UMA FERRAMENTA DE INTERAÇÃO GERADORA DE INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E DIFUSÃO DE SABERES.
quinta-feira, 15 de março de 2012
PAISAGEM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário